5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Com o BCP a negociar em mínimos, os investidores vão estar atentos àquilo que Mario Draghi, presidente do BCE, terá a dizer sobre os últimos movimentos da autoridade monetária para reanimar o euro.

BCP em mínimos

A ação do banco liderada por Nuno Amado atingiu mínimos históricos no fecho da sessão de sexta-feira. A explicar esta queda esteve a aprovação do regime que permite o esperado reverse stock split no BCP – aglomeram-se 75 ações numa só. Esta operação é uma das condições impostas pelos chineses da Fosun para adquirir entre 20% a 30% do capital do banco português.

Défice até agosto

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta segunda-feira os números relativos à execução orçamental até agosto. Na última atualização das contas públicas, aquele organismo informou que o défice orçamental do Estado português nos primeiros sete meses do ano foi de 4,98 mil milhões de euros, menos 543 milhões do que o défice apurado em igual período de 2015.

Colados a Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) fala esta segunda-feira no Parlamento Europeu durante a audição trimestral na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. As palavras de Mario Draghi costumam ter impacto nos mercados e o discurso de hoje não deverá ser exceção. Na última reunião do Conselho de Governadores do BCE, que aconteceu no início do mês, não foram discutidas extensões ao plano de compras de dívida pública na zona euro, situação que desapontou os investidores que esperavam sinais de mais estímulos da parte da autoridade monetária.

Compras de dívida

Como habitualmente faz no início de cada semana, a autoridade monetária da zona euro publica os montantes que aplicou em dívida soberana da moeda única, no âmbito do seu programa de quantitative easing que visa estimular a inflação e a economia da região. Dados importantes para quem investe no mercado obrigacionista europeu.

Confiança na Alemanha

“Quando a Alemanha espirra, a Europa constipa-se”. É um lugar-comum mas os investidores levam sempre em conta qualquer indicador que reflita a saúde do motor da economia do euro. O Instituto Ifo atualiza esta manhã o seu índice sobre a confiança dos empresários alemães. O consenso dos economistas aponta para uma ligeira melhoria no sentimento de quem manda nas empresas na Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião