Taxa de juro no crédito à habitação em novo mínimo

A taxa de juro implícita no crédito à habitação continuou a descer em outubro para fixar um novo mínimo de sempre. Já a prestação média estabilizou.

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação registou um decréscimo de 0,009 pontos base, passando de 1,047% em setembro para 1,038% em outubro, renovando um novo mínimo de sempre, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo INE.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita foi 1,96%, um valor que compara com 2,009% no mês anterior.

No destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no crédito à habitação, a taxa de juro implícita no conjunto de contratos fixou-se em 1,052% (1,06% em setembro). Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro passou de 1,987% em setembro para 1,941% em outubro.

Já o valor médio da prestação vencida situou-se em 237 euros, valor idêntico ao observado em setembro. Mos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação foi de 298 euros em outubro, abaixo dos 307 registados em setembro.

Os juros no crédito concedido pelos bancos para compra de casa têm estado em queda na sequência da política monetária agressiva adotada nos últimos anos pelo Banco Central Europeu (BCE) para animar a economia na Zona Euro. Uma circunstância que tem emagrecido a margem financeira dos bancos comerciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro no crédito à habitação em novo mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião