BNA aprova venda do BFA a Isabel dos Santos

O Banco Nacional de Angola não se opõe ao "aumento da participação qualificada da Unitel" no Banco de Fomento de Angola. Assim, o controlo do BFA passa para as mãos de Isabel dos Santos.

O Banco Nacional de Angola (BNA) não se opõe à venda do BFA à Unitel de Isabel dos Santos. O anúncio foi feito pelo BPI em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O BPI adianta em comunicado que o BNA não se opõe ao “aumento da participação qualificada da Unitel, no capital social do Banco de Fomento de Angola, SA por via da aquisição ao Banco BPI de vinte e seis mil, cento e onze ações ordinárias, representativas de 2% do capital social”.

Mas a não oposição do BFA não acaba aqui. O regulador angolano não se opõe também à eventual entrada do CaixaBank no capital do BFA, no âmbito da oferta pública de aquisição lançada sobre o BPI.

O banco central angolano não se opõe à ” aquisição indireta de participação qualificada representativa de 48,10% do capital social do Banco de Fomento de Angola na sequência da liquidação da oferta pública geral e obrigatória de aquisição, lançada pelo CaixaBank sobre a totalidade de ações representativas do capital social do Banco BPI”.

E por último o BNA deu também o aval à “alteração parcial dos estatutos do Banco de Fomento de Angola”.

Ainda no mesmo comunicado é referido que o BNA informou que as três operações são “entendidas como indivisíveis, ou seja, é assumido que as mesmas deverão ocorrer de forma simultânea ou quase simultânea ou, não sendo possível por alguma razão assegurar a simultaneidade das mesmas, a operação [do controlo do BFA à Unitel] deverá preceder as outras operações”.

(Notícia atualizada às 21h41 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BNA aprova venda do BFA a Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião