Unitel paga parte dos dividendos que devia ao BPI

A operadora angolana, controlada por Isabel dos Santos, pagou 36,9 milhões de euros de dividendos relativos a 2015. Falta pagar outros 29,2 milhões.

Depois de pagar ao BPI os 30 milhões de dólares que faltavam pela compra da participação de 49,9% do Banco Fomento de Angola (BFA), a Unitel paga agora os dividendos que ainda devia ao banco português.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI informa que recebeu “a confirmação de que a a transferência para Portugal dos dividendos do BFA relativos ao exercício de 2015, no montante equivalente a 36,9 milhões de euros, se encontra autorizada pelo Banco Nacional de Angola”.

Por pagar estão ainda os dividendos dos lucros do BFA em 2014. “No que respeita à parte dos dividendos do BFA relativos ao exercício de 2014 que ainda não foram transferidos, no montante equivalente a 29,2 milhões de euros, aguarda-se a respetiva autorização de transferência a muito curto prazo“, conclui o comunicado.

Estes dividendos são relativos aos lucros obtidos pelo BFA em 2014 e 2015. O pagamento destes 66 milhões de euros em dividendos foi uma das condições que o BPI impôs à Unitel para aceitar vender à operadora angolana mais 2% do capital do BFA. Com essa venda, o BPI e a Unitel passam a deter, respetivamente, 48,1% e 51,9% do capital do BFA.

O banco português deixa, assim, de deter uma posição maioritária no banco angolano, condição exigida pelo Banco Central Europeu (BCE), que quer que o BPI reduza a exposição a Angola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unitel paga parte dos dividendos que devia ao BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião