Monte dei Paschi confirma recusa do BCE de dar mais tempo

  • ECO
  • 14 Dezembro 2016

Monte dei Paschi corre contra o tempo depois de ver negada pelo BCE a possibilidade de prolongar o plano de recapitalização para janeiro. Resgate público à vista.

É oficial. O Banco Central Europeu (BCE) recusou o pedido do Monte dei Paschi para prolongar o período de conclusão do processo de recapitalização de cinco mil milhões de euros para janeiro, aumentando a possibilidade de uma intervenção pública perante a corrida contra o tempo para atrair investidores.

A informação foi confirmada ao final desta terça-feira pelo próprio banco. Segundo a justificação do banco central, adiar o prazo para 20 de janeiro, a data pedida pelos responsáveis italianos, não iria garantir condições de mercado mais favoráveis para atrair investidores. Sendo assim, mantém-se a data inicial: 31 de dezembro.

 

Com a instabilidade política em Itália, decorrente da vitória do ‘Não’ no referendo às alterações constitucionais e a consequente demissão de Matteo Renzi, o banco alegou maiores dificuldades para implementar o seu plano tripartido para o aumento de capital. Segundo avançou a Reuters na semana passada, que os acionistas estão já prontos para culpar o BCE de eventuais perdas que resultem para acionistas e obrigacionistas, na sequência de um resgate. As novas regras europeias para resgatar os bancos impõem perdas para alguns tipos de obrigacionistas.

Na sequência da decisão do Mecanismo Único de Supervisão, do BCE, os principais banqueiros envolvidos no processo de recapitalização do Monte dei Paschi — incluindo JP Morgan, Mediobanca e o presidente executivo do banco, Marco Morelli — têm um encontro marcado com o Tesouro italiano para afinar os últimos detalhes do resgate estatal, adianta ainda a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Monte dei Paschi confirma recusa do BCE de dar mais tempo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião