Governo italiano prepara pacote de 20 mil milhões de euros de ajuda à banca

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2016

O Executivo italiano vai propor ao parlamento a constituição de um fundo de 20 mil milhões de euros de ajuda ao setor financeiro.

O primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, vai propor ao parlamento a constituição de um fundo de 20 mil milhões de euros de ajuda ao setor financeiro.

A proposta acontece quando o terceiro maior banco do país, Monte dei Paschi di Siena (BMPS), o mais antigo do mundo em atividade, procura captar cinco mil milhões de euros, junto de investidores privados, para evitar uma eventual intervenção estatal.

O BMPS perdeu mais de 80% da sua capitalização de mercado desde o começo do ano, além de ter apresentado o pior desempenho nos testes de ‘stress’ do Banco Central Europeu (BCE), em julho, como recorda a agência France Presse.

É uma medida de precaução“, disse Paolo Gentiloni à imprensa, referindo-se ao anúncio do ‘pacote’ de 20 mil milhões de euros. “Acreditamos que é nosso dever tomar esta medida para proteger as poupanças” dos italianos.

“Espero que todos os grupos parlamentares partilhem esta responsabilidade”, disse Gentiloni aos jornalistas, no final do conselho de ministros.

O BMPS precisa de garantir a recapitalização de cinco mil milhões de euros, até ao final do mês, depois de o BCE ter recusado a extensão do prazo para o fazer até meados de janeiro, como o banco italiano requerera, no início do mês.

Os empréstimos malparados da banca italiana atingem os 360 mil milhões de euros, o que representa perto de um terço deste tipo de empréstimos na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo italiano prepara pacote de 20 mil milhões de euros de ajuda à banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião