Dinamarca e Chipre vão ter Capitais Europeias da Cultura em 2017

Aahrus e Pafos serão as capitais da cultura em 2017. "Repensar" e "Ligar continentes, aproximar culturas" serão os temas centrais ao longo deste ano, nas cidades dinamarquesa e cipriota.

Aahrus, na Dinamarca, e Pafos, Chipre, são as Capitais Europeias da Cultura deste ano, anunciou a Comissão Europeia esta terça-feira.

O programa cultural terá início a 21 de janeiro na cidade dinamarquesa, onde o tema central será “Repensar“. A ideia, explica a Comissão Europeia no comunicado enviado às redações, é mostrar como as artes, a cultura e o setor criativo podem ajudar as sociedades a repensar e moldar os padrões de comportamento sociais, urbanos, culturais e económicos, ao mesmo tempo que contribuem para encontrar novas soluções para problemas comuns.

arhus-949698_1920

Uma saga viking representada sobre um telhado, uma exposição de arte que se estende da cidade até ao litoral, um Fórum Mundial da Criatividade e um festival internacional de literatura infantil são alguns dos eventos que vão decorrer em Aahrus.

Já em Pafos, onde a cerimónia de abertura decorre a 28 de janeiro, o tema será “Ligar continentes, aproximar culturas“. Pafos, a primeira cidade cipriota a ser declarada Capital Europeia da Cultura, vai dar destaque ao multiculturalismo e à proximidade geográfica com os países do Médio Oriente e do Norte de África, de forma a reforçar as relações entre os países e culturas.

pafos

O conceito de Capital Europeia da Cultura foi lançado em 1985, por Melina Mercuri, então ministra da Cultura grega. As cidades são selecionadas com base num programa cultural que deve ter uma forte dimensão europeia, além de fomentar a participação e envolvimento dos habitantes e contribuir para o desenvolvimento a longo prazo da cidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dinamarca e Chipre vão ter Capitais Europeias da Cultura em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião