Taxa de desemprego cai pela primeira vez em três meses

Ao todo, havia 545,3 mil pessoas desempregadas em outubro do ano passado, menos 2,2% do que em setembro, revela o INE esta sexta-feira.

A taxa de desemprego definitiva de outubro de 2016 caiu para 10,6%, valor que compara com os 10,9% do mês anterior. É a primeira queda queda que se verifica em três meses, depois de este indicador ter estado estagnado nos 10,9% durante julho, agosto e setembro.

O valor divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) representa uma melhoria face à sua estimativa provisória: inicialmente, o INE previa que a taxa de desemprego tivesse sido de 10,8% em outubro.

Ao todo, aponta o INE, havia 545,3 mil pessoas desempregadas em outubro, menos 2,2% do que em setembro. Por outro lado, 4.579.700 pessoas estavam empregadas em outubro, um aumento de 0,3% face a setembro, fixando-se a taxa de emprego em 58,8%, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.

em novembro, segundo a estimativa provisória do INE, a taxa de desemprego deverá ter voltado a cair, desta vez para 10,5%. A população desempregada deverá ter ascendido a 534,3 mil pessoas, uma queda de 2% face a outubro, enquanto a população empregada terá sido de 4.574.400 pessoas, uma redução em relação a outubro.

Desemprego jovem continua a preocupar

A taxa de desemprego jovem caiu para 27,8% em outubro, contra os 28,6% registados em setembro. Contudo, as estimativas provisórias do INE apontam para novo agravamento em novembro: nesse mês, a taxa de desemprego jovem terá voltado a aumentar para 28,4%.

Por seu lado, a taxa de emprego entre os jovens subiu ligeiramente em outubro, para 23,7% (menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior) e deverá manter-se no mesmo valor em novembro.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego cai pela primeira vez em três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião