Nunca o BCP valeu tão pouco, ações tombam 11% com aumento de capital

Pressão no banco liderado por Nuno Amado. As ações afundaram mais de 11% depois do anúncio de aumento de capital e voltam a negociar na casa dos cêntimos.

simulador-megamanchete

Nunca as ações do BCP BCP 0,00% valeram tão pouco. O banco afundou esta terça-feira em bolsa depois de Nuno Amado ter anunciado um aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros. Este reforço de capital vai implicar a emissão de novas ações, com um desconto acentuado, razão pela qual os títulos foram pressionados na sessão de hoje em Lisboa.

O BCP fechou com um tombo de 11,34% para os 0,9231 euros, o valor mais baixo de sempre, num dia de forte pressão vendedora em torno da instituição financeira. Foram negociados mais de 14,5 milhões de papéis, um volume 3,5 superior ao normal, refletindo a turbulência que afetou o banco português e também a bolsa nacional, que encerrou com uma queda de 1,4%.

Após a sessão, o banco liderado por Nuno Amado passou a valer 730 milhões de euros a preços de mercado. Esta magra capitalização bolsista coloca o BCP lado a lado com cotadas como a Altri

Pressão no BCP após anunciar aumento de capital

2017jan10_bcp-01

A reação intempestiva dos investidores já era esperada em função do elevado desconto implícito na operação. No total, o BCP vai emitir mais de 14 mil milhões de novas ações, com o preço de subscrição fixado em 0,094 por cada ação, representando um desconto de 38,7% face à cotação de fecho da última sexta-feira. No âmbito desta operação, a cada acionista será atribuído um direito de subscrição sobre 15 novas ações (14,7) emitidas no aumento de capital.

“Não faz sentido [este desconto]. A única explicação que encontro para este preço [9,4 cêntimos] só pode ter a ver com a garantia do sindicato de bancos que vai assegurar o êxito do aumento de capital”, explicava Albino Oliveira, gestor da Patris Investimentos, ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nunca o BCP valeu tão pouco, ações tombam 11% com aumento de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião