Caldeira Cabral em Davos: dívida vai baixar

Caldeira Cabral já está em Davos, na Suíça. O ministro da Economia falou com a Bloomberg sobre o nível da dívida portuguesa, o Brexit e a União Europeia.

O ministro da Economia garantiu que a dívida portuguesa está a descer e o Governo quer que esse trajeto continue. Em entrevista à Bloomberg, à margem do encontro de Davos, esta quarta-feira, Caldeira Cabral deu essa garantia com base nos números de outubro e novembro, dois meses em que a dívida pública desceu com os pagamentos antecipados ao FMI. Contudo, é de referir que setembro foi um mês de máximo histórico, tendo a dívida soberana chegado aos 133,1% do PIB.

Além da dívida, Caldeira Cabral falou sobre a saída do Reino Unido da União Europeia: “Estamos a olhar com expectativa para o Brexit, assim como toda a gente na Europa”. “Continuaremos a trabalhar juntamente com o Reino Unido”, garantiu o ministro da Economia, assinalando que o processo traz instabilidade à União Europeia e ao mundo.

“O movimento livre de bens tem de estar ligado ao movimento livre de pessoas. As quatro liberdades do mercado único têm de ser garantidas uma vez que fazem parte de um todo e não de algo que possa ser separado”, defendeu Manuel Caldeira Cabral. A posição do português contrasta com o que foi anunciado por Theresa May esta terça-feira: a opção é o hard Brexit, ou seja, quer sair do mercado único mas quer também um acordo alargado com os parceiros europeus.

Nesta ida a Davos, Manuel Caldeira Cabral tem na agenda várias reuniões previstas com empresários e empresas. Mas também vai ter encontros com ministros da Economia de vários países, como é o caso do Canadá, Argentina e Arábia Saudita.

Não está, no entanto, prevista nenhuma reunião relacionada com o possível investimento da Tesla em Portugal, confirmou o Ministério da Economia ao ECO. As prioridades do governante português vão ser demonstrar que a economia está bem colocada para receber qualquer tipo de investimento.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caldeira Cabral em Davos: dívida vai baixar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião