Juros da dívida voltam a bater os 4%

O agravamento das yields lusas acontece em dia de reunião do Eurogrupo, onde Mário Centeno deverá ser chamado à atenção de que em Portugal a "situação não está boa".

Os juros da dívida nacional voltaram a bater a barreira dos 4% no prazo a dez anos, em máximos desde fevereiro do ano passado, num dia que está a ser marcado pela subida das yields soberanas um pouco por toda a Europa. Um sinal do agravamento da perceção do risco soberano.

A taxa de juro da dívida nacional a dez anos avança 10 pontos base, até aos 4,092%, o que representa o valor intradiário mais elevado desde 9 de janeiro deste ano, dilatando assim face aos 4,004% a que os juros seguiam no início da sessão. Já o spread face à dívida alemã está nos 355,9 pontos base, o que corresponde ao patamar mais elevado desde a mesma ocasião. Ou seja, um sinal de que o agravamento da perceção do risco não é exclusiva a Portugal. As yields espanholas e italiana sobem 3,5 e 9,5 pontos base, para 1,577% e 2,206%, respetivamente. Já as bunds alemãs a dez anos avançam perto de 2 pontos base, para os 0,484%.

O agravamento dos juros nacionais, e o ultrapassar da fasquia psicológica dos 4%, acontece no mesmo dia em que Mário Centeno deverá ser chamado à atenção por parte dos Eurogrupo relativamente à situação do país. Uma fonte do Eurogrupo citada pela Bloomberg, afirmou após uma reunião que decorreu nesta quarta-feira com vista à preparação do encontro dos ministros das Finanças dos países da zona euro, que a “situação de Portugal não é boa”, destacando a fragilidade da banca nacional.

Juros lusos a 10 anos voltam a agravar

Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)
Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)

No encontro do Eurogrupo, um dos temas em cima da mesa será o acompanhamento do pós-programa de assistência financeira a Portugal, mas também à Irlanda. Mas em concreto se existem riscos que possam coloca em causa a capacidade de devolver os empréstimos recebidos ao abrigo do programa de assistência financeira.

A preocupação revelada pelo Eurogrupo acontece após um período de agravamento dos juros da dívida nacional, que no prazo a dez anos ultrapassou a fasquia dos 4%, neste mês. Ou seja, para níveis máximos de fevereiro do ano passado.

(Notícia atualizada às 11:30 horas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida voltam a bater os 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião