CaixaBank gasta 645 milhões na OPA ao BPI

O banco catalão ficou com 84,52% do capital da instituição portuguesa. A fatura ficou perto dos 650 milhões, mas os rácios do CaixaBank continuam elevados.

O CaixaBank ficou com 84,52% do BPI. Para reforçar até este nível, o banco espanhol teve de desembolsar quase 650 milhões de euros, um valor aquém do máximo de cerca de 900 milhões. Gonzalo Gortazár, o líder da instituição catalã, agradeceu aos acionistas que aceitaram a proposta de 1,134 euros, mas também aos que não vendendo partem para a “nova etapa”.

A operação representou um desembolso de 644, 52 milhões de euros, permitindo ao banco “desenvolver o seu plano de sinergias de receitas e custos por um valor de cerca de 120 milhões de euros” que permitirá elevar a eficiência do BPI, refere a instituição que passou de cerca de 45% para quase 85% do capital.

“Agradecemos aos acionistas que aceitaram a nossa oferta e damos as boas-vindas a todos aqueles que decidiram acompanhar-nos nesta apaixonante etapa que iniciamos no BPI, uma entidade sólida e em gerida, e que nos permitirá unir o melhor de ambas as culturas”, referiu Gortázar na apresentação dos resultados da OPA, em Lisboa.

“Com esta aposta, o CaixaBank confirma a sua aposta no mercado português, cuja recuperação assenta sobre bases sólidas, como a melhoria da competitividade e da confiança dos investidores internacionais”, rematou, salientando que acredita no potencial do CaixaBank.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank gasta 645 milhões na OPA ao BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião