Euronext expulsa BPI do PSI-20. Sobram 17

O BPI está fora do PSI-20 devido à reduzida liquidez que apresenta em bolsa, depois de o CaixaBank ter ficado com 85% do capital do banco, anunciou a Euronext. Sobram 17 cotadas no índice nacional.

“O que sei é que a Allianz não vendeu”, disse Gonzalo Gortázar. A seguradora que detém cerca de 8% do capital do BPI não aceitou a proposta do CaixaBank, ficando com uma posição que reduz fortemente a liquidez das ações do banco português na bolsa nacional. E por causa disso, a Euronext decidiu esta quarta-feira excluir o BPI BPI 0,00% do PSI-20, que fica novamente com 17 cotadas a partir desta sexta-feira.

“A Euronext comunica que, na sequência dos resultados alcançados na Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI, e face à informação disponível à data, foi decidida a exclusão das ações do Banco BPI do índice PSI 20, com data efetiva a 10 de fevereiro“, informou esta quarta-feira a Euronext, dona da bolsa de Lisboa.

O CaixaBank ficou com 84,52% do capital na OPA em que ofereceu 1,134 euros por ação. Isabel dos Santos, o Grupo Violas e outros pequenos acionistas venderam, mas a Allianz não. “O que eu sei é que a Allianz não vendeu. O resto são acionistas minoritários de menor peso”, disse o administrador delegado do CaixaBank na apresentação dos resultados da OPA. O ECO sabe que a seguradora alemã manteve a posição de 8,64% no banco após a operação.

"A Euronext comunica que, na sequência dos resultados alcançados na Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI, e face à informação disponível à data, foi decidida a exclusão das ações do Banco BPI do índice PSI 20, com data efetiva a 10 de fevereiro.”

Euronext

Seja como for, o BPI vai continuar em bolsa. É que o CaixaBank não conseguiu atingir nem os 90% do capital, nem os 90% dos títulos que se propunha comprar, como exige o Código de Valores Mobiliários, pelo que não pode lançar uma oferta potestativa. O banco fica em bolsa, mas com poucos títulos. E com um acionista como a Allianz, o capital disponível no mercado é ainda mais reduzido, motivo pelo qual a Euronext decidiu excluir o BPI do seu índice de referência.

Com esta decisão, o principal índice português passa de 18 para 17 cotadas, sendo que um substituto apenas será promovido na revisão anual do índice, que ocorre apenas em março.

Questionado sobre se fará sentido manter o banco português cotado na bolsa nacional apesar da baixa liquidez, Gonzalo Gortázar afirmou que “a intenção é manter o banco em bolsa”. No entanto, o administrador delegado diz que “temos de analisar se a liquidez é suficiente”. E “que alternativas temos”, rematou.

(notícia atualizada às 20h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext expulsa BPI do PSI-20. Sobram 17

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião