Montenegro acusa Centeno de mentir sobre a Caixa

  • Margarida Peixoto
  • 8 Fevereiro 2017

O líder parlamentar do PSD acusou esta tarde o ministro das Finanças de ter mentido sobre a Caixa. António Costa nega: "não há provas" de que tenha assumido os compromissos, diz.

Luís Montenegro, líder da bancada parlamentar do PSD, acusou esta quarta-feira o ministro das Finanças de ter mentido sobre a polémica da Caixa Geral de Depósitos. O deputado pediu ainda contas ao primeiro-ministro sobre a correspondência trocada entre Mário Centeno e António Domingues, revelada hoje pelo ECO.

“Não estranha que o seu ministro das Finanças lhe tenha ocultado o teor da correspondência que trocou com o anterior presidente da Caixa?” questionou Luís Montenegro, frisando que “notícias que vieram hoje a público confirmam que o ministro das Finanças mentiu” quando disse que desconhecia a razão da demissão de Domingues.

“O senhor ministro das Finanças não mentiu”, respondeu António Costa, frisando que não tira conclusões com base nas cartas, já que “não há qualquer prova de que tenha assumido compromissos que outros alegam que assumiu”.

Em causa está uma troca de correspondência entre António Domingues e Mário Centeno onde o ex-presidente da Caixa recorda ao ministro das Finanças que a não entrega da declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional era uma das condições para a equipa de gestão aceitar o convite. Pode ver a carta, ponto por ponto, aqui.

Anteriormente, Costa também já tinha defendido que o Governo está “empenhado em que a comissão parlamentar de inquérito possa apurar a verdade até às ultimas consequências”. E aproveitou para sublinhar que “hoje a Caixa tem os recursos necessários para ser capitalizada e não ser privatizada”, bem como a “autorização das instituições europeias para manter a caixa 100% pública”.

Costa garantiu que a Caixa “não será um novo BES nem o novo Banif” porque “é tutelada por um Governo que não esconde na gaveta as intimações da Comissão Europeia” nem “finge que não há problemas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro acusa Centeno de mentir sobre a Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião