Leilão de Bilhetes do Tesouro dita regresso aos mercados na próxima semana

Tesouro pretende colocar no mercado entre mil milhões e 1.250 milhões de euros através de dois leilões de bilhetes do Tesouro a três e onze meses na próxima quarta-feira.

Portugal regressa ao mercado na próxima semana para mais um leilão de dívida, desta vez de curto prazo. O Tesouro português pretende emitir na próxima quarta-feira um montante indicativo, entre mil milhões e 1.250 milhões de euros, em bilhetes do Tesouro. Serão realizados dois leilões com maturidades de três e onze meses.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 15 de fevereiro pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidades em maio de 2017 e em janeiro de 2018, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros”, diz a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) num comunicado enviado às redações.

Trata-se da segunda vez em 2017 que o IGCP vai ao mercado para emitir dívida de curto prazo, depois de esta semana o Tesouro ter obtido um financiamento de 1.180 milhões de euros em obrigações do tesouro a cinco e sete anos. Esta operação ficou aquém do máximo previsto (1.250 milhões de euros), tendo o Estado pago também acima das emissões anteriores comparáveis. Um resultado menos positivo que coincidiu com um período de agravamento dos juros soberanos nacionais, com a taxa a 10 anos a fixar-se em máximos de março de 2014, acima dos 4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leilão de Bilhetes do Tesouro dita regresso aos mercados na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião