DCIAP tem dez meses para concluir inquérito ao caso dos CMEC

  • ECO
  • 23 Julho 2017

Procuradoria-Geral da Repúplica deu dez meses aos investigadores do DCIAP para concluir inquérito ao caso das rendas da energia. Despacho foi emitido por Marques Vidal a 12 de julho.

A procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, estabeleceu o prazo de dez meses para a conclusão do inquérito ao caso dos contratos energéticos que já constituiu como arguidos, entre outros, os presidentes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, o antigo líder da REN Rui Cartaxo e ainda o ex-ministro Manuel Pinho.

De acordo com a RTP, esse será o período durante o qual a equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) terá de concluir o inquérito, sendo que o limite poderá ser prolongado se o procurador pedir e justificar a necessidade de extensão das investigações ao caso dos contratos de Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), estabelecidos entre o Estado e a EDP na última década.

“Determina-se o encerramento do inquérito no prazo de dez meses”, diz o despacho emitido pela procurador-geral a 12 de julho e citado pelo canal público. O prazo “só poderá ser progorrado, a título excecional, mediante o requerimento do magistrado titular”, lê-se ainda no mesmo documento.

Em causa neste caso estão suspeitas de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio, no âmbito da introdução de compensações financeiras no setor elétrico nacional no período entre 2004 e 2014, na sequência das buscas judiciais às sedes da REN, EDP e da consultora Boston Consulting Group.

Avança a RTP que até dezembro a procuradora-geral da República terá de ser informada acerca do estado destas investigações e do prazo previsto para a conclusão do inquérito.

A procuradoria “não considera justificada ou necessária, por ora, a adoção de quaisquer medidas de natureza disciplinar ou gestionária” em relação aos prazos do inquérito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DCIAP tem dez meses para concluir inquérito ao caso dos CMEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião