Saúde mental, poder no feminino e Fortnite. O ano em revista no “Youtube Rewind”

O caráter global da plataforma é destacado neste "rewind", onde se podem ouvir mais de cinco línguas, entre elas o português e o espanhol. 

Chegou a altura em que o Youtube põe o ano em revista, procurando juntar num só vídeo todas as tendências de 2018. No vídeo participam as caras familiares dos utilizadores, como os youtubers Marques Brownlee e Liza Koshi, e são abordados temas como a saúde mental e o poder no feminino.

Apesar de ser uma plataforma de uma empresa norte-americana, pessoas de todo o mundo contribuem e veem conteúdo. Neste “rewindpodem ouvir-se mais de cinco línguas, entre elas o português e o espanhol. Mesmo com o objetivo de agradar a audiência, o vídeo recebeu mais “dislikes” do que “likes” até agora, e os comentários não são muito positivos.

O vídeo arranca com o ator Will Smith, que foi uma das maiores celebridades a juntar-se à plataforma neste ano. O salto de ‘bungee jumping’ para a celebração do 50º aniversário que partilhou foi uma das referências da retrospetiva. O tema deste ano foi a tomada de controlo dos youtubers.

Os criadores de conteúdo quiseram ter em conta a opinião dos utilizadores, então decidiram ler os comentários. O futebol, as danças do jogo Fortnite, e o ASMR (uma resposta sensorial a um estímulo visual ou auditivo) foram algumas das tendências escolhidas para representar 2018.

São muitas as tendências que cabem nos mais de oito minutos de vídeo que foi apresentado pelo Youtube. Mas houve espaço para falar de temas sérios, como a importância de ter um sítio para partilhar preocupações com a saúde mental, de aumentar a representação de grupos minoritários, e a emancipação das mulheres.

A banda sonora foi também composta por músicas que agradaram aos ouvidos dos utilizadores, como a “I like it” da Cardi B, e a “Happier”, de Marshmello com os Bastille. A música do Drake, “In my feelings”, esteve também em destaque, mas por ter espoletado um desafio de dança que consiste em acompanhar o ritmo da música ao lado de um carro em andamento.

Para além da longa lista de youtubers que aparece na retrospetiva, os apresentadores de programas na televisão que têm casa no Youtube, como Trevor Noah e John Oliver, mereceram uma menção. Os vídeos educativos têm também um pequeno papel no ‘rewind‘, uma componente que plataforma quer reforçar, tendo inclusive anunciado que ia investir 20 milhões de dólares na área.

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