2018 está a acabar. Saiba quais vão ser os feriados e pontes de 2019

No próximo ano terá várias oportunidades para prolongar o descanso a meio da semana. Há nove feriados que recaem em dias de semana, dez se contarmos com o Carnaval.

Os últimos dias do ano passam a correr e a curiosidade aperta para espreitar as páginas do calendário de 2019. Com os feriados, o próximo ano traz várias oportunidades para estender a pausa, com três fins de semana prolongados.

Como de costume, o primeiro dia do ano é também o primeiro feriado, e desta vez pode aproveitar para terminar 2018 com uma ponte. Depois disso, a oportunidade só surge novamente em março, já que se celebra o Carnaval a uma terça-feira. Este não é um feriado obrigatório, mas é assumido como tal em boa parte dos contratos coletivos e municípios.

A somar a este, 2019 tem três feriados numa quinta-feira (ou quatro, se tiver direito a feriado municipal no Santo António), por isso pode ter até cinco oportunidades para fazer a chamada “ponte”.

Veja todos os feriados de 2019.

Em junho, o dia de Portugal traz um fim de semana prolongado, por recair numa segunda-feira. Já em abril e novembro termina a semana mais cedo, com a sexta-feira Santa e o dia de Todos os Santos a uma sexta. Para os municípios que celebram o São João há mais um fim de semana grande, já que este recai a uma segunda.

Alguns estudos recentemente têm apontado benefícios em semanas de trabalho de quatro dias. Entre abril e maio vai poder testar este modelo, já que a sexta-feira Santa, o dia da Liberdade e o dia do trabalhador trazem três semanas seguidas com apenas quatro dias.

No último mês do ano há dois feriados a um domingo… Mas o Natal é na quarta-feira, mesmo a meio da semana. Para equilibrar todas as pontes, também há meses sem paragens – fevereiro, julho e setembro não têm nenhum feriado, e em outubro a celebração da implantação da República calha num sábado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

2018 está a acabar. Saiba quais vão ser os feriados e pontes de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião