Facebook descobre novo bug que pode ter afetado 6,8 milhões de utilizadores

Um erro informático na rede social deu a várias aplicações acesso a um conjunto de fotos maior do que o normal dos utilizadores. As pessoas afetadas serão notificadas através de um alerta.

Continuam as polémicas à volta da rede social mais famosa do mundo. O Facebook anunciou esta sexta-feira que descobriu um bug que pode ter afetado as contas de 6,8 milhões de utilizadores, avança a Reuters (conteúdo em inglês). O problema estava no momento em que os utilizadores faziam login na conta para dar permissão a outras aplicações para ter acesso às fotos.

Num anúncio no blog para programadores, o Facebook disse que o problema já foi resolvido, mas que pode ter permitido o acesso a cerca de 1.500 aplicações criadas por 876 programadores. A empresa fundada por Mark Zuckerberg explicou que essas aplicações podem ter tido acesso a um conjunto de fotos maior do que o normal, mesmo que estas não tivessem sido publicadas na rede social, durante um período de 12 dias entre 13 e 25 de setembro.

“Quando um utilizador permite que a aplicação tenha acesso às suas fotos no Facebook, normalmente concedemos à aplicação acesso a fotos que tenham sido partilhadas na rede social. Neste caso, a falha informática deu a essas app acesso a outras fotos, tais como as partilhadas no Marketplace ou no Facebook Stories. O bug também afetou fotos que os utilizadores descarregaram para o Facebook mas que acabaram por não as publicar”, lê-se no anúncio feito pela empresa.

Exemplo disto é se uma foto estiver a ser publicada na rede social mas o processo for interrompido por falha de rede, por exemplo, uma cópia da foto é armazenada pelo Facebook para que o utilizador a encontre novamente quando regressar à aplicação.

A rede social pede desculpa e afirma que, na próxima semana, vai lançar ferramentas que vão permitir aos desenvolvedores das aplicações saber quais são os utilizadores da aplicação que podem ser afetados por esse erro informático. “Vamos trabalhar com esses desenvolvedores para excluir as fotos dos utilizadores afetados”. As pessoas afetadas serão notificadas através de um alerta.

Este é mais um problema de falha de proteção de dados no qual o Facebook se vê envolvido. Ainda este ano, descobriu-se que dados de quase 30 milhões de contas foram acedidos, no escândalo do Cambridge Analytica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook descobre novo bug que pode ter afetado 6,8 milhões de utilizadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião