Fundação Trump aceita acordo judicial para se dissolver

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2018

Tribunal de Nova Iorque tinha acusado a fundação do presidente dos EUA de financiar despesas pessoais de Donald Trump. Instituição vai dar bens que lhe restam a outras instituições solidárias.

A fundação do Presidente norte-americano, Donald Trump, levada a tribunal pela procuradora-geral do Estado de Nova Iorque, aceitou um acordo judicial para se dissolver e dar os bens que lhe restam a outras instituições solidárias, indicou hoje aquela responsável.

A Fundação Trump, que a justiça nova-iorquina acusava de ter sido utilizada pelo multimilionário para financiar despesas pessoais, assinou um acordo pelo qual aceita “dissolver-se sob supervisão judicial”, precisou a procuradora Barbara Underwood em comunicado. O acordo deverá ainda ser assinado por um juiz.

Contudo, apesar deste acordo, o processo judicial não terminou, sublinhou a procuradora: a justiça nova-iorquina exige ainda à fundação que restitua milhões de dólares suspeitos de terem sido indevidamente gastos, bem como que Donald Trump e os seus três filhos sejam proibidos de dirigir organizações de caridade.

Nova Iorque interpôs na passada primavera um processo judicial acusando a fundação de operar como uma extensão das empresas e da campanha eleitoral de Trump.

Os advogados da fundação disseram que quaisquer infrações que existam são menores e que estão a tentar encerrar voluntariamente a instituição há meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Trump aceita acordo judicial para se dissolver

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião