Banco de Portugal vai buscar 100 milhões às caixas agrícolas para garantir depósitos

  • ECO
  • 19 Dezembro 2018

Grupo Crédito Agrícola poderá transferir cerca de 100 milhões de euros para o Fundo de Garantia de Depósitos do setor, através da extinção do Fundo de Garantia do Crédito Agrícola.

O Banco de Portugal, que gere dois fundos de garantia de depósitos, poderá ir buscar mais um às caixas agrícolas. Em causa, uma transferência de 100 milhões de euros do Fundo de Garantia do Crédito Agrícola — que deverá ser extinto — para o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) do setor, escreve esta quarta-feira o Público (acesso condicionado). A medida deverá fazer com que, em caso de dificuldades, o FGD possa reembolsar os clientes com depósitos até este valor.

De acordo com o jornal, a solução tem como objetivo colocar todos os clientes bancários com depósitos até 100 mil euros constituídos em Portugal “debaixo do mesmo chapéu”. A medida, avança a publicação, estará em preparação pelo BdP há já vários meses.

O supervisor gere já dois fundos de garantia de depósitos: o FGD é o maior dos dois e, a 31 de dezembro de 2017, contabilizava recursos de 1,546 mil milhões de euros. O dinheiro deste fundo é gerido pelo Banco de Portugal e conta com participações da quase totalidade das instituições bancárias autorizadas a operar em Portugal, sejam bancos públicos ou privados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal vai buscar 100 milhões às caixas agrícolas para garantir depósitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião