Preço das casas no Montijo e em Alcochete subiu mais de 30% em dois anos. Aeroporto vai acelerar mercado

O arranque do novo aeroporto complementar da região de Lisboa deverá acelerar ainda mais os preços no mercado imobiliário desta região.

O preço das casas nos concelhos do Montijo e de Alcochete aumentou mais de 30% ao longo dos últimos dois anos, um ritmo de crescimento que representa o dobro do que foi registado, em média, no resto do país. Com o arranque do novo aeroporto complementar da região de Lisboa, as perspetivas são de que o mercado imobiliário continue a acelerar nesta zona.

Já desde 2016 que o Montijo é apontado como a possível solução para expandir a capacidade aeroportuária da região de Lisboa. No início de 2017, o Governo e a ANA comprometeram-se com esta solução, que será formalizada esta terça-feira, com a assinatura do memorando de entendimento que vai definir o modelo de financiamento da expansão aeroportuária de Lisboa. Ainda que a evolução dos preços das casas nesta região tenha sido influenciada por vários fatores que têm encarecido o mercado imobiliário por todo o país, a influência do anúncio de um novo aeroporto no Montijo não é ignorada.

“As casas recuperaram os valores que tinham antes da crise. Estão até mais valorizadas do que nessa altura. Não se pode atribuir diretamente ao aeroporto, mas o anúncio contribuiu para isso, certamente”, disse, esta terça-feira, à TSF, o único mediador imobiliário de Samouco, a freguesia onde fica localizada a base aérea onde será construído o novo aeroporto.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apresenta o valor mediano por metro quadrado das vendas de alojamentos familiares, corroboram a análise do mediador imobiliário.

Desde o primeiro trimestre de 2016, e até ao segundo trimestre de 2018, último período para o qual estes dados estão disponíveis, o preço de venda das casas em Portugal aumentou em 16,7%, estando agora num valor mediano de 969 euros por metro quadrado. Nos vários concelhos da margem sul do Tejo, os preços ficam, regra geral, abaixo deste valor, mas o ritmo de crescimento é mais acelerado, sobretudo nos concelhos do Montijo e de Alcochete (a que pertence a freguesia de Samouco).

Fonte: INE

Do primeiro trimestre de 2016 para o segundo trimestre de 2018, o preço das casas no Montijo subiu 30,6%, estando agora nos 956 euros por metro quadrado. Já em Alcochete, os preços dispararam 35,5% neste período, para os 1.263 euros por metro quadrado. São valores que ficam claramente acima do que se verifica no resto da região. Em Setúbal, por exemplo, os preços aumentaram 25% neste período.

Com o arranque do projeto aeroportuário no Montijo, a tendência será de mais crescimento. “Em termos imobiliários, já se tem notado a procura pelo Samouco e pelo Montijo, com a vinda do aeroporto. Com a assinatura e com a certeza de que o aeroporto virá para cá, mais portas se abrirão“, refere, à TSF, o mediador imobiliário desta vila.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas no Montijo e em Alcochete subiu mais de 30% em dois anos. Aeroporto vai acelerar mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião