Zara muda o logótipo. Ganha curvas e perde espaço

A nova identidade visual da marca do grupo espanhol Inditex encontra-se já no site da marca. Foi desenhada pela agência Baron & Baron, e não segue as tendências minimalistas verificadas no setor.

Sobreposição e curvas. Estas são os novos elementos do logótipo da Zara, que recebe uma mudança de visual no arranque deste ano. É a segunda vez que a marca do grupo espanhol Inditex altera a identidade visual, mas desta vez de uma forma mais marcada. Por enquanto, a mudança é apenas visível no site da marca e do grupo.

O novo logótipo da marca de fast fashion, que tem cerca de 80 lojas em Portugal, foi lançado simultaneamente com o anúncio da coleção primavera-verão de 2019. A imagem não é inédita, sendo que já foi utilizada em algumas comunicações e coleções cápsula da marca, como o Studios, apontam fontes ao Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Já se pode ver a nova imagem da Zara no site

O designerfrancês Fabien Baron foi responsável pela direção artística da campanha, enquanto a sua agência Baron & Baron se encarregou do logótipo. A agência trabalhou em projetos como o livro Sex, de Madonna, e a revista Harper’s Bazaar, cuja tipografia é semelhante àquela aplicada agora na Zara, apontam alguns designers no Twitter.

Para além da semelhança com esses trabalhos, a aproximação das letras que compõem o nome da marca também não está a ser muito bem recebida, e motivou já algumas brincadeiras nas redes sociais. As letras tornaram-se também mais altas e finas, contrariando a tendência verificada em marcas como a Balenciaga e a Burberry, que recentemente também mudaram o logótipo.

A primeira vez que a Zara mudou a marca, desde a criação em 1975, foi em 2011. Na altura, a mudança foi mais discreta e precisamente na direção que algumas marcas seguem agora, de simplicidade e minimalismo. Depois de introduzir mais espaço entre as letras, nesse ano, agora encontram-se ainda mais próximas do que na fase inicial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zara muda o logótipo. Ganha curvas e perde espaço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião