Dívida pública cai para 114,7% em 2022 e fica abaixo do previsto pelo Governo

À boleia do bom andamento da economia, a dívida pública fechou o ano passado nos 114,7% do PIB, o nível mais baixo desde 2011. Governo antecipava queda para 115%.

Boas notícias para Fernando Medina: a dívida pública fechou o ano de 2022 abaixo dos 115% do Produto Interno Bruto (PIB) previstos pelo ministro das Finanças, e tudo graças ao bom desempenho da economia no ano passado.

Segundo o Banco de Portugal, o endividamento público caiu para 114,7% do PIB em dezembro do ano passado, o valor mais baixo desde 2011, ano em que o país pediu assistência financeira internacional face ao desequilíbrio das contas públicas e à enorme desconfiança dos mercados internacionais.

Em termos absolutos, o Estado até se endividou em mais 3,3 mil milhões ao longo de 2022 (por causa da corrida das famílias aos Certificados de Aforro), com a dívida pública a escalar para 272,6 mil milhões em dezembro, mostram os dados do supervisor. Ainda assim, o seu peso no PIB registou uma queda impressionante de 10,8 pontos percentuais, face aos 125,5% registados em 2021. O crescimento de 6,7% da economia em 2022 explica esta aparente inconsistência.

Dívida pública em queda

Fonte: Banco de Portugal

A redução da dívida pública é uma das grandes prioridades de Fernando Medina, que quer tirar Portugal do grupo de países da Zona Euro com as maiores dívidas públicas que junta o país à Itália e Grécia, e isto numa altura em que a subida das taxas de juro vai colocar pressão adicional aos cofres dos Governos mais endividados. Chegou a atingir os 138% do PIB em março de 2021, na sequência dos apoios públicos massivos à economia por causa da pandemia, mas desde então que se mantém em trajetória de descida.

O Orçamento do Estado para este ano prevê nova redução acentuada do endividamento público: deverá cair para 110,8% do PIB. Isto apesar de o Governo esperar uma desaceleração da economia para 1,3%.

Ainda de acordo com o Banco de Portugal, os ativos em depósitos das administrações públicas reduziram-se 1,6 mil milhões de euros no ano passado. Sem contar com essa almofada financeira, a dívida pública aumentou 4,9 mil milhões de euros, para 258,7 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cai para 114,7% em 2022 e fica abaixo do previsto pelo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião