Moscovo expulsa 23 diplomatas britânicos e suspende British Council na Rússia

  • Lusa
  • 17 Março 2018

Os membros do pessoal diplomático da embaixada britânica em Moscovo são declarados ‘persona non grata’ no seguimento da reação de Londres ao envenenamento no Reino Unido de um antigo espião russo.

Moscovo anunciou este sábado a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, na sequência da reação de Londres ao envenenamento no Reino Unido de um antigo espião russo e da filha.

Vinte e três membros do pessoal diplomático da embaixada britânica em Moscovo são declarados ‘persona non grata’ e vão ser expulsos durante a semana”, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tinha chamado o embaixador britânico em Moscovo, Laurie Bristow.

Em relação ao Britih Council, o ministério precisou que “dado o ‘status’ fora de regulamentação na Rússia”, a atividade deste organismo internacional britânico para as relações culturais e a educação “está suspensa”.

Anteriormente a agência de informação russa TASS tinha anunciado que o embaixador britânico em Moscovo, Laurie Bristow, foi chamado hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo pela segunda vez esta semana.

“O embaixador britânico vai ser chamado no sábado [hoje] ao ministério dos Negócios Estrangeiros”, afirmou a agência citando o ministério, depois do diplomata ter sido chamado na terça-feira no âmbito da crise desencadeada pelo envenenamento do antigo agente duplo russo Sergei Skripal e da filha deste no Reino Unido.

Segundo a TASS, Moscovo iria informar o diplomata britânico sobre as medidas adotadas por Moscovo em resposta às anunciadas esta semana por Londres, designadamente a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido.

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, tinha indicado na sexta-feira que as medidas tinham sido decididas e que deveriam ser anunciadas “rapidamente”.

O ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 4 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em “estado crítico, mas estável”.

Dias depois, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que Skripal e a filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente neurotóxico, um componente químico que ataca o sistema nervoso e que pode ser fatal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovo expulsa 23 diplomatas britânicos e suspende British Council na Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião