Brexit: Britânicos a pedirem nacionalidade alemã multiplicou por 12

Entre 2015 e 2017, o número de britânicos a obterem nacionalidade alemã aumentou 12 vezes. O ano passado houve 7.493 mudanças, mais 162% do que em 2016.

Contam-se os meses para a chegada do dia em que o Reino Unido vai deixar de fazer parte da União Europeia (UE). Enquanto isso, os britânicos apressam-se a obter nacionalidade alemã, e os pedidos são concedidos cada vez em maior número. Só entre 2015 e 2017, o número de britânicos a avançar com estes pedidos aumentou 12 vezes, tendo subido mais de 160% de 2016 para 2017.

O ano passado foram 7.493 os cidadãos britânicos a obterem cidadania alemã, de acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Federal de Estatística da Alemanha. Este número representa um aumento de 162% face a 2016, ano em que se registaram 2.865 mudanças de nacionalidade. Por sua vez, em 2015, foram apenas 622 cidadãos britânicos a solicitar o mesmo, um número que aumentou 361% no ano seguinte.

Nos últimos dois anos, “foram 10.358 os britânicos que obtiveram a nacionalidade alemã, mais do dobro do total registado entre 2000 e 2015 (5.092 mudanças de cidadania)”, adianta a mesma entidade.

Na causa destes aumentos está o “divórcio” entre o Reino Unido e a UE, que tem preocupado os britânicos relativamente às oportunidades de emprego naquela que é a maior economia da Europa. A maioria teme perder o direito de viver e trabalhar na Alemanha, que está a passar por um período excecionalmente positivo de crescimento e reduzida taxa de desemprego, escreve a Reuters (conteúdo em inglês). Por norma, os britânicos precisam de residir em território alemão há, pelo menos, oito anos para se poderem qualificar. E os pedidos demoram mais de meio ano para serem processados.

Os britânicos tornam-se, assim, a segunda nacionalidade com mais pedidos de cidadania alemã no ano passado, atrás dos turcos, que são a principal comunidade estrangeira no país, com 14.984 pedidos.

Ao todo, o número de pessoas a pedir cidadania alemã aumentou 1,7% para 112.200 no ano passado, o valor mais elevado desde 2013.

(Notícia atualizada às 12h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Britânicos a pedirem nacionalidade alemã multiplicou por 12

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião