Ao fim de 40 anos, Maria José Morgado jubila-se, mas continua no MP

Com uma carreira de mais de 40 anos no Ministério Público, a procuradora jubila-se, mas continuará a trabalhar. Conselho Superior de Magistratura deve apontar novo substituto esta terça-feira.

Depois de quatro décadas no Ministério Público (MP), Maria José Morgado jubila-se do cargo de procuradora distrital de Lisboa e é substituída esta terça-feira, por decisão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

Aos 67 anos, o requerimento de jubilação da magistrada, que superou os requisitos legais exigíveis com os seus anos de serviço, foi já aprovado pelo CSMP. Desta forma, a magistrada continua o seu trabalho, mas evita um desconto de 11% da Caixa Geral de Aposentações, com a entrada do novo Estatuto do Ministério Público.

O CSMP deverá apontar agora um substituto para o cargo da magistrada, conhecida pelo seu trabalho ativo contra a corrupção. Maria José Morgado tomou posse como procuradora distrital de Lisboa em janeiro de 2016, por indicação de Joana Marques Vidal, na altura procuradora-geral da República.

A sua carreira ficou marcada pelo caso Apito Dourado, cujo processo coordenou, e pela passagem pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, onde foi diretora e se dedicou ao combate à criminalidade económico-financeira, e investigou alguns dos principais casos judiciais dos últimos 10 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ao fim de 40 anos, Maria José Morgado jubila-se, mas continua no MP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião