Hoje termina o prazo para se candidatar ao programa de arrendamento Porta 65

Se deixou a candidatura para a última hora, ainda pode fazê-lo até às 18 horas desta segunda-feira, momento em que enceram as candidaturas ao programa de arrendamento jovem.

Marque na sua agenda: termina esta segunda-feira o prazo para submeter a candidatura ao programa de arrendamento Porta 65 Jovem, de acordo com o Portal da Habitação. Se deixou a candidatura para a última hora, ainda pode fazê-lo durante o dia de hoje, mas tome atenção: apenas até às 18 horas, momento em que enceram as candidaturas.

Os interessados devem aceder, via eletrónica, ao Portal da Habitação para submeter a candidatura. Mas, antes disso, devem ainda certificar-se que cumprem todos os requisitos exigidos, como por exemplo:

  • Não usufruírem, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
  • Nenhum dos jovens membros do agregado pode ser proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
  • Nenhum dos jovens membros do agregado pode ser parente ou afim do senhorio;
  • O rendimento mensal do jovem ou do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima admitida para cada zona.

Existem outros requisitos que deve ter em conta — e que pode consultar no Portal da Habitação — como as rendas máximas admitidas, que variam de município para município e consoante a tipologia da casa (de T0 a T5). Mas, para ter uma ideia, em Lisboa, por exemplo, as rendas máximas admitidas para o ano de 2018 — ano ao qual corresponde ainda o período de candidaturas em curso –, variam entre os 568 euros, no caso dos T0 e T1, os 739 euros, para os T2 e T3, e os 850 euros, se se tratar de um T4 ou T5. Mais a norte, no Porto, as rendas estabelecidas são ligeiramente mais baixas, chegando, no caso dos T4 e T5, até ao valor máximo de 739 euros.

De acordo com uma fonte oficial do IHRU, “os resultados relativos a este período de candidaturas [que teve início no passado dia 12 de dezembro] só serão disponibilizadas no final do próximo mês de fevereiro“.

A iniciativa do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que tenta dar soluções de habitação a jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários e dinamizar o mercado do arrendamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje termina o prazo para se candidatar ao programa de arrendamento Porta 65

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião