Albano Pinto é o novo diretor do DCIAP

Exercia, atualmente, funções no Supremo Tribunal de Justiça e, em acumulação, funções de auditor jurídico nos Ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional. Sucede a Amadeu Guerra.

Já há um novo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que investigou a criminalidade mais complexa e tem em mãos os processos mais mediáticos como a Operação Marquês. O procurador Albano Morais Pinto sucede a Amadeu Guerra, que está atualmente colocado na procuradoria-geral distrital de Lisboa, sucedendo a Maria José Morgado.

Albano Morais Pinto nasceu em 1955, em Coimbra. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ingressou no Ministério Público em 1982.

Promovido a Procurador da República, em 2000, foi colocado no círculo judicial das Caldas da Rainha e, depois, no círculo judicial de Leiria onde desempenhou funções de coordenador durante quase uma década. Em 2014, foi promovido a Procurador-Geral Adjunto. Entre setembro de 2002 e agosto de 2004 exerceu o cargo de Diretor Nacional Adjunto (da Direção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira) da Polícia Judiciária.

Ao longo dos últimos anos, publicou textos e estudos sobre diversos temas, designadamente, referentes à criminalidade grave, económico-financeira e complexa e, em geral, sobre processo penal. Exercia, atualmente, funções no Supremo Tribunal de Justiça e, em acumulação, funções de auditor jurídico nos Ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Albano Pinto é o novo diretor do DCIAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião