Notas de plástico? Já circulam no Reino Unido

  • Ana Luísa Alves
  • 13 Setembro 2016

Entram oficialmente hoje em circulação as notas de cinco libras de plástico, emitidas pelo Banco de Inglaterra.

Já lhe aconteceu estragar uma nota por deixá-la, sem querer, na máquina de lavar a roupa, dentro de umas calças? No Reino Unido isto deixou de ser um problema. Pelo menos no que diz respeito às notas de cinco libras. A partir desta terça-feira serão feitas de plástico.

As notas “antigas” de papel de cinco libras já eram. Quando muito, agora, vão ser objeto de coleção. Depois de seis anos de desenvolvimento, as novas notas vão estar em circulação a partir desta terça-feira. Em 2017 chegarão as notas de 10 libras de plástico e em 2020 as de 20 libras. As notas de plástico alteram uma tradição de 320 anos de dinheiro em papel.

Segundo o Guardian, esta alteração deverá ser bem recebida pelos cidadãos britânicos. O tamanho semelhante às anteriores notas de cinco libras, a maior durabilidade e o facto de não se amarrotarem na carteira são fatores são pontos a favor das novas notas de plástico. A outra grande vantagem é a segurança, já que são bastante mais difíceis de falsificar.

O presidente do Bank of England, Mark Carney, disse ao Guardian que a nova nota de cinco libras vai “comemorar os feitos do único primeiro-ministro a ganhar o prémio Nobel de Literatura e um dos maiores estadistas de todos os tempos – Winston Churchil”. A frente da nota conta com uma imagem do ex-primeiro-ministro Winston Churchill e a parte de trás com uma imagem da rainha Isabel II e do conhecido monumento londrino Big Ben.

Um dos inconvenientes desta emissão de notas de plástico, segundo Brandan Doyle, presidente executiva da consultora CMS Payments Intelligence, é que algumas caixas multibanco vão ter de ser substituídas ou sofrer algumas alterações. “Vão existir grandes mudanças para todos os comerciantes, principalmente aqueles que lidam com o multibanco e as máquinas de venda”.

Esta não é a primeira vez que um banco do Reino Unido emite notas de plástico: em 1999, o Northern Bank, um banco comercial irlandês, já o tinha feito. A edição especial de dois milhões de notas de plástico foi feita para marcar a viragem do milénio, de acordo com a BBC. Embora a emissão destas notas tenha parado em 2008, de acordo com o porta-voz do Northern Bank, estas notas ainda dão para usar e trocar.

 

Editado por Pedro Sousa Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Notas de plástico? Já circulam no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião