Draghi diz que excesso de bancos prejudica a sua rentabilidade

  • Lusa
  • 22 Setembro 2016

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que há demasiados bancos na Europa, sendo esse um motivo, entre outros, para que a sua rentabilidade seja atualmente tão baixa.

No discurso de abertura da primeira conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistémico, Draghi reconheceu que as baixas taxas de juro também pressionam a rentabilidade dos bancos.

As taxas de juro reais a longo prazo caíram na maioria das economias desenvolvidas durante duas décadas, disse Draghi.

O presidente do BCE admitiu que a política monetária do BCE e a de outros bancos centrais, que atuam em concordância com os seus mandatos para salvaguardar a estabilidade de preços, também contribuíram, entre outros fatores, para os juros baixos.

O excesso de bancos ‘é outra causa do atual baixo nível de rentabilidade dos bancos’.

Mario Draghi

presidente do Banco Central Europeu

Na próxima semana, Draghi vai ao parlamento alemão, no meio de vivas críticas do país à política monetária do BCE, considerada prejudicial para os que têm poupanças e para os bancos.

Segundo um comunicado do Bundestag, Draghi vai reunir-se na quarta-feira com o presidente da câmara baixa, Norbert Lammert, e com membros da comissão de Orçamento e Finanças para “uma troca de ideias”.

O presidente do BCE já esteve no parlamento alemão em 2012 para explicar aos deputados o lançamento de um programa de compra de dívida destinado a ajudar países em crise.

Desde então, o BCE foi ainda mais longe na flexibilização da sua política monetária e reduziu as taxas de juro para níveis historicamente baixos. Para impulsionar a inflação, o BCE lançou ainda um programa alargado de compra de ativos e de empréstimos a longo prazo com juros muito baixos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi diz que excesso de bancos prejudica a sua rentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião