Luxemburgo vai ter a primeira bolsa verde (não literalmente)

O mercado de capitais luxemburguês vai ser o primeiro a nível mundial a negociar exclusivamente títulos amigos do ambiente.

Enquanto a generalidade dos índices mundiais quer estar sempre no verde, ou seja, a gerar retornos positivos para os investidores, a Luxembourg Stock Exchange (LSE) vai ser a primeira a ter um índice exclusivamente… verde. Vai ter apenas títulos que sejam amigos do ambiente.

Quem quiser entrar neste mercado vai ter de cumprir um vasto leque de requisitos. “Os emitentes terão de apresentar um conjunto completo de documentação” tanto prévia como à posteriori dos projetos, diz Robert Scharfe, o presidente executivo da Luxembourg Stock Exchange.

“Os investidores estão a ficar cada vez mais céticos sobre se o verde significa realmente verde”, refere Scharfe, citado pela Bloomberg. “Por isso, sentimos a necessidade de criar um ambiente em que isso fica claro”, remata. Os títulos que forem admitidos à negociação neste mercado terão obrigatoriamente de ser amigos do ambiente.

Mercado a crescer

O mercado de produtos amigos do ambiente tem vindo a registar um forte crescimento. As obrigações verdes, ou seja, as green bonds, deverão atingir 72 mil milhões de dólares este ano, depois de ter alcançado os 48 mil milhões em 2015.

A LSE pretende ser mais do que apenas um mercado de green bonds. A meta é captar também os Exchange Traded Funds focados no ambiente, bem como fundos de especializados em investimentos sustentáveis. E quer também captar produtos estruturados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luxemburgo vai ter a primeira bolsa verde (não literalmente)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião