Competitividade. Onde somos dos melhores. E dos piores?

  • Margarida Peixoto
  • 28 Setembro 2016

Portugal ficou em 46º lugar num ranking de competitividade que compara 138 países. Mas no parâmetro que mede a inflação é o melhor da lista. Já no que mede a dívida pública está quase em último.

Portugal caiu oito lugares no ranking da competitividade e aterrou em 46º, na edição de 2016-2017 do relatório do World Economic Forum (WEF). Mas não é mau em tudo. No parâmetro do índice que mede a inflação, por exemplo, até está em primeiro lugar, no conjunto dos 138 países. Já no que mede a dívida pública, está quase em último.

Para calcular o índice de competitividade, o WEF criou três subíndices: requisitos básicos, promotores de eficiência e inovação e sofisticação dos fatores. Cada um destes subíndices é composto por uma série de pilares, num total de 12. Estes pilares são ainda compostos por dezenas de parâmetros, num total de 114 indicadores.

No caso da inflação, Portugal tem um valor anual de 0,5%. De acordo com a metodologia do índice, é atribuída a pontuação máxima a todos os países cuja inflação esteja dentro do intervalo que vai de 0,5% a 2,9%. No parâmetro da dívida pública, conta o valor bruto, em percentagem do PIB. Portugal apresenta uma dívida de 128,8% do PIB.

Veja quais são os cinco indicadores em que Portugal compara melhor com os outros países, e os cinco em que compara pior.

O melhor e o pior

2016set28_competitividade-ranking-01
Fonte: WEF

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Competitividade. Onde somos dos melhores. E dos piores?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião