5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
O primeiro corte da produção de petróleo pela OPEP, em oito anos, é o tema do dia. Mas será importante também os investidores estarem atentos a dados sobre as economias europeia e norte-americana.
Agora é que o petróleo vai subir?
Esta quarta-feira ao final do dia, os membros da OPEP avançaram com uma decisão histórica. Acordaram avançar com um corte de produção de petróleo para o intervalo entre 32,5 milhões e 33 milhões de barris por dia. As cotações da matéria-prima dispararam mais de 6% após a notícia. Será importante perceber como reagem os investidores, esta quinta-feira, àquilo poderá sinalizar uma inversão de tendência para as cotações do petróleo. Trata-se da primeira vez em oito anos que a OPEP avança com um corte de produção de petróleo.
Como vai a saúde da economia portuguesa?
Hoje o Instituto Nacional de Estatística avança com a divulgação de indicadores que poderão dar mais algumas pistas sobre a saúde da economia lusa. O gabinete de estatísticas públicas divulga estimativas mensais de desemprego e emprego relativas ao mês de agosto. Serão divulgados também os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores relativos a setembro.
Os europeus estão confiantes?
Numa altura em que a Europa continua a ver a sua economia deprimida será importante medir o nível de confiança dos europeus. Hoje, serão divulgados os indicadores de confiança económica da Zona Euro e dos consumidores, relativos a setembro.
Medir o pulso à economia dos EUA
Os EUA vão ou não subir as taxas de juro? E quando irá isto acontecer? A divulgação, hoje, do PIB da economia norte-americana relativo ao segundo trimestre deste ano poderá ajudar a ter mais pistas sobre questões como essa. As estimativas apontam para que o PIB norte-americano tenha crescido 1,3%, nesse período, acima dos 1,1% verificados no trimestre anterior.
Yellen e os juros
A presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, irá discursar via vídeo perante um fórum com banqueiros organizado pela Reserva Federal de Kansas City. Das palavras de Yellen poderão surgir pistas sobre a política monetária da maior economia do mundo e sobre o ritmo a que a entidade que lidera está disposta a mexer nos juros de referência.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}