Petróleo trava após euforia que seguiu acordo da OPEP

Os preços do petróleo corrigem hoje após a euforia que se seguiu à decisão surpreendente da OPEP em cortar a produção da matéria-prima.

A euforia que atingiu os preços do petróleo após a decisão histórica da OPEP de avançar com o primeiro corte de produção em oito anos durou pouco. As cotações da matéria-prima seguem em queda ligeira, depois de terem chegado a disparar em torno de 6% no final da última sessão.

O barril de Brent, transacionado em Londres, recua 0,47%, para os 48,46 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, perde 0,19%, para os 46,96 dólares por barril. No final da última sessão, com o acordo histórico, os preços passaram de ganhos de mais de 3% para valorizações de mais de 6%.

Preço do brent nas duas últimas sessões

 

O mercado petrolífero alivia, assim, após um corte de produção que o mercado não acreditava pudesse acontecer. Na reunião da OPEP que decorreu esta quarta-feira na Argélia, o cartel acordou em reduzir o nível de produção dos 33,2 millhões de barris dia verificado, em agosto, para um intervalo entre 32,5 milhões e 33 milhões de barris por dia, segundo avançou o ministro do petróleo do Irão, Namdar Zangneh, após o fim do encontro.

A forma como será distribuído esse corte será discutida na reunião de novembro da organização, sendo que o Irão, a Líbia e a Nigéria deverão beneficiar de um regime de exceção.

O resultado da reunião desta quarta-feira surpreendeu, tendo em conta que a Arábia Saudita tinha sinalizada antes do encontro a fraca probabilidade de haver um acordo entre os países membros, sendo que apenas dois de um total de 23 analistas sondados pela Bloomberg previam que fosse possível chegar a um consenso.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo trava após euforia que seguiu acordo da OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião