Subida da Galp impulsiona ganhos do PSI-20

A subida acima de 4% da Galp Energia está a impulsionar o PSI-20 na abertura. O setor energético está a reagir ao acordo alcançado entre os países da OPEP para cortar a produção de petróleo.

A Bolsa de Lisboa abriu a sessão com ganhos de 1,2%, beneficiando da subida acentuada da Galp Energia. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo conseguiu finalmente chegar a acordo sobre a necessidade de reduzir o excesso de produção de petróleo no mundo, levando a petrolífera portuguesa a disparar.

O índice português seguia a tendência dos restantes mercados europeus, todos animados pelas empresas do setor energético. O PSI-20 somava 1,2% para 4.623,75 pontos, já o Stoxx 600 seguia com uma valorização de 0,7%.

2016set29_galp-04

A Galp Energia destacava-se com uma valorização de 4,2% para os 12,15 euros, depois de primeira vez nos últimos oito anos em que o cartel avança com um corte de produção, uma decisão que visa “ressuscitar” as cotações do petróleo.

Os preços reagiram e dispararam mais de 5% nos EUA. No entanto, os futuros do crude cederam entretanto os ganhos e continuavam a negociar abaixo dos 50 dólares por barril. Apesar de a OPEP ter chegado a um acordo para cortar a produção, a sua execução foi adiada para novembro, o que pode criar alguma insegurança no mercado.

A EDP e a EDP Renováveis seguiam também a valorizar. A casa-mãe avança 1,2% para 3 euros e a subsidiária acelera 0,5% para 7,15 euros.

O setor financeiro também está a puxar pela bolsa portuguesa. A entrada da Fosun no capital do BCP leva os títulos do banco a apresentar um ganho de quase 2%. A administração do banco português já disse a Nuno Amado para “finalizar com exclusividade as negociações com a Fosun”. O rival BPI acompanha a tendência geral e sobe 0,1% para 1,13 euros.

Entre os temas que vão marcar o dia de hoje, destaque para os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre as estimativas mensais de desemprego e emprego relativas ao mês de agosto. Serão divulgados também os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores relativos a setembro.

A nível europeu, o foco vira-se para os indicadores de confiança económica e dos consumidores da Zona Euro, relativos a setembro, que serão importantes para medir a confiança dos europeus na economia da região. Nos EUA, a presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, irá discursar via vídeo perante um fórum com banqueiros organizado pela Reserva Federal de Kansas City. O seu discurso será analisado pelos investidores numa tentativa de obter pistas sobre a trajetória da política monetária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida da Galp impulsiona ganhos do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião