Energéticas ditam terceiro dia de ganhos em Lisboa

Ganhos das energéticas EDP e Galp ditam desempenho positivo do PSI-20 no arranque da sessão. Índice nacional soma 0,35%, em contraciclo com a Europa, com a elétrica a disparar mais de 2%.

A praça lisboeta arrancou a sessão em alta, somando a terceira sessão consecutiva de ganhos. O índice PSI-20 valoriza 0,35%, para os 4.580,6 pontos, apoiado nos ganhos dos títulos das energéticas EDP e Galp Energia.

A elétrica liderada por António Mexia é a cotada do índice de referência da bolsa nacional que mais ganhos regista neste arranque de sessão. As suas ações avançam 2,27%, para os 2,88 euros. Já os títulos da Galp Energia somam 0,92%, para os 12,63 euros, depois de ter anunciado um acordo com a Petrobras que visa expandir a cooperação entre as duas empresas.

Segundo um comunicado, as empresas pretendem fortalecer a sua parceira “considerando potenciais sociedades na exploração, desenvolvimento da produção e infraestrutura de óleo e gás, em regiões de interesse comum em todo o mundo“. De salientar que a empresa brasileira já é parceira da Galp em diversos ativos de exploração e produção no Brasil, inclusive no campo de Lula, área do pré-sal localizado na Bacia de Santos.

Os restantes títulos do setor energético também somam: 0,28%, para os 6,82 euros, no caso da EDP Renováveis, e também 0,28% no caso da REN, mas para cotar nos 2,54 euros.

Na banca o sentimento também é positivo, com o BCP a avançar 0,65%, para os 2 cêntimos, e o BPI a progredir 0,27%, para os 1,13 euros.

Pela negativa, nota para os títulos das retalhistas. As ações da Jerónimo Martins perdem 0,34%, para os 15,9 euros, enquanto as da Sonae deslizam 0,44%, para os 0,67 euros. Já à sua participada Sonae Capital compete comandar as quedas: 0,88%, para os 0,67 euros.

A praça lisboeta segue em contraciclo com as ações europeias que conhecem perdas pelo segundo dia. O Stoxx 600 recua 0,22%, para os 339,43 pontos, dando assim continuidade às quedas de Wall Street na sessão de ontem, perante a especulação em torno de uma subida das taxas de juro pela Fed e de resultados pouco satisfatórios por parte de algumas empresas norte-americanas conhecidos ontem.

(Notícia atualizada às 8h28m)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energéticas ditam terceiro dia de ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião