Moody’s: Auditoria do FMI a Moçambique vai ser positiva para dívida

  • Lusa
  • 17 Outubro 2016

A agência de notação financeira considera que a realização de uma auditoria internacional às contas públicas poderá abrir caminho para que o país volte a receber ajuda internacional.

A agência de notação financeira Moody’s considerou hoje que o acordo entre o Fundo Monetário Internacional e Moçambique sobre uma auditoria internacional às contas públicas é positivo do ponto de vista da validação do crédito soberano.

A transparência de uma auditoria independente e credível às empresas públicas Empresa Moçambicana de Atum, Mozambique Asset Management (MAM) e Proindicus, usando parâmetros que o FMI e Moçambique acordaram, mesmo que apresente conclusões negativas, começaria a restaurar a posição do país junto dos doadores internacionais”, escreve a Moody’s.

Numa nota enviada hoje aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, os analistas da agência de rating afirmam que as declarações do líder do departamento africano do FMI, Abebe Selassie, mostram que a realização de uma auditoria externa é “uma condição prévia essencial à continuação da ajuda financeira” ao país.

A retoma dos fluxos financeiros de ajuda seria positiva do ponto de vista de avaliação do crédito e necessária, dadas as pressões orçamentais substanciais que o Governo enfrenta”, acrescentam os peritos da agência de rating, que coloca a dívida soberana de Moçambique (Caa3 com Perspetiva de Evolução Negativa) em nível de não-investimento, ou seja, junk ou ‘lixo’, como é tradicionalmente conhecido.

Os fundos externos, lê-se na nota de análise que não constitui uma ação de rating, “poderiam aumentar o Orçamento de Moçambique e as reservas em moeda externa do Banco de Moçambique, e a auditoria poderia por si só aumentar a transparência dos perigos [orçamentais] que o Governo enfrenta”.

O FMI, o Banco Mundial e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido suspenderam a ajuda a Moçambique em abril deste ano, no seguimento da divulgação de empréstimos escondidos no valor de mais de 1,4 mil milhões de dólares, o que equivale a uma quebra de financiamento no valor de 2 a 3% do PIB, segundo os cálculos da Moody’s.

A ajuda financeira internacional total que Moçambique recebeu da comunidade internacional em 2015 foi de aproximadamente 10% do PIB, apontam os analistas da Moody’s, que lembram ainda que o défice orçamental deverá chegar a 6,4% do PIB este ano, as reservas em moeda externa caíram 18% em maio face ao período homólogo e o metical foi uma das moedas mais desvalorizadas este ano, caindo 42% face ao dólar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s: Auditoria do FMI a Moçambique vai ser positiva para dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião