Europa já está em Marte. Mas onde?

  • Leonor Rodrigues e Lusa
  • 20 Outubro 2016

A Agência Espacial Europeia conseguiu que a Trace Gas Orbiter entrasse na órbita de Marte mas quanto à nave Schiaparelli, que deveria ter aterrado na quarta-feira, ninguém sabe onde se encontra.

Os controladores de missão da nave Schiaparelli, enviada pela Agência Espacial Europeia a Marte, admitiram esta quinta-feira não saber o que aconteceu ao aparelho, que deveria ter pousado no Planeta Vermelho na tarde de quarta-feira.

Depois de a sonda russo-europeia Trace Gas Orbiter (TGO) ter conseguido entrar na órbita de Marte, a Schiaparelli deveria ter pousado às 14h48 (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira, concluindo uma viagem de 496 milhões de quilómetros a partir da Terra. Mas os controladores perderam o sinal da Schiaparelli antes ou até no momento da aterragem, revivendo a primeira tentativa falhada da agência há 13 anos, quando o mini módulo Beagle 2 desapareceu após se ter separado da nave-mãe, a Mars Express.

“Ainda não estamos em condições de determinar a condição dinâmica na qual a nave pousou na superfície”, declarou o responsável da Agência Espacial Europeia para as missões solares e planetárias, Andrea Accomazzo, acrescentando que seria necessário analisar cerca de 600 megabytes de dados que a Schiaparelli enviou antes de ficar muda, para “perceber se sobreviveu estruturalmente ou não”.

A missão de pousar a Schiaparelli tinha como objetivo preparar e confirmar qual a tecnologia necessária para pousar um rover – maior e mais caro – em 2020.

Editado por Paulo Moutinho

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa já está em Marte. Mas onde?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião