5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

DGO revela saúde das contas públicas até setembro. No plano empresarial, Jerónimo Martins, BCP e Galp em plena evidência. Porquê?

No último relatório, os dados da Direção-geral do Orçamento apontaram para receitas aquém do aquém do esperado pelas Finanças. A informação relativa à execução orçamental é atualizada esta sexta-feira. No PSI-20, vários destaques: o BCP que passa a valer mais de 1,3 euros, a Jerónimo Martins que duplicou lucros e a Galp que cumpre uma década na bolsa.

Execução até setembro

A Direção-Geral do Orçamento atualiza esta segunda-feira os número da execução orçamental até setembro. No último relatório, relativo até agosto, as receitas das administrações públicas estavam aquém do previsto por Mário Centeno, enquanto a baixa execução de despesas salvavam o número do défice.

BCP vale 1,34 euros

A ação do BCP deixa de valer cêntimos para passar a cotar-se nos 1,3425 euros esta segunda-feira. E isto depois do processo de fusão de ações que o banco levou a cabo para cumprir uma das exigências do grupo Fosun para entrar no capital do banco português.

Say Jerónimo!

Duplicou os números nos primeiros nove meses do ano. A Jerónimo Martins registou um aumento de 98% dos lucros para 501,6 milhões de euros, um resultado para o qual contribui a venda da da Monterroio.

Dez anos de Galp na bolsa

Cumpre-se hoje uma década desde a entrada da petrolífera Galp na bolsa portuguesa. Desde o dia 24 de outubro de 2006, as ações da petrolífera nacional já valorizaram mais de 100%. O aniversário vai ser celebrado na sede da Euronext.

Alívio nos juros?

O mercado já estava a antecipar que a DBRS não ia alterar o rating de Portugal. E confirmou-se. A agência canadiana manteve o país no radar de compras do BCE ao manter o rating da dívida nacional. Os juros da dívida a dez anos renovou mínimos de mais de um mês. Tendência de alívio do risco de Portugal vai continuar?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião