Europa cai pelo terceiro dia, BCP continua instável

Mantém-se a volatilidade em torno dos títulos do BCP após fusão de ações. Na Europa, resultados do Lloyds pressionam investidores. Stoxx 600 cede há três sessões.

A temporada de resultados no PSI-20 começa a ganhar força esta quarta-feira, com o BPI a prestar contas ao mercado. Já ontem foi a vez da Impresa e, na passada sexta-feira foi a Jerónimo Martins a anunciar um lucro de 501,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

Ainda assim, no principal índice português, que abriu hoje cair 0,25% até 4.498,92 pontos, o destaque continuava a ser o BCP. O banco abriu a perder mais de 1% mas seguia há momentos com ganhos na ordem dos 0,9% para cotar nos 1,32 euros, mantendo um registo de alguma volatilidade pela terceira sessão seguida, depois de ter procedido ao agrupamento de ações na segunda-feira.

“A época de resultados da bolsa nacional começa a ganhar alguma intensidade”, comentavam os analistas do BPI no Diário de Bolsa online.

"A época de resultados da bolsa nacional começa a ganhar alguma intensidade.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

Ainda no benchmark nacional, nota para os títulos da EDP, que valorizavam 0,5%, depois da elétrica ter comunicado esta terça-feira a venda de 100 milhões de euros do défice tarifário de 2016, relativo a sobrecustos com a produção em regime especial.

Em Portugal, destaque ainda para a emissão de dívida que o IGCP vai conduzir esta manhã, com o objetivo de levantar até mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco anos. É um leilão que acontece depois de a DBRS ter mantido o rating da dívida nacional numa zona de investimento, um requisito essencial para Portugal continuar nos radares do Banco Central Europeu (BCE) e, deste modo, gozar de custos de financiamento mais baixos. No mercado secundário, a taxa implícita nas obrigações a cinco anos desciam ligeiramente até 1,817%.

Na Europa, apenas o IBEX 35 de Madrid escapava à maré vermelha. Os restantes principais índices europeus somavam a terceira queda consecutiva, com os resultados do Lloyds a contribuir para algum sentimento de aversão ao risco que se observava nos primeiros minutos de negociação entre os investidores.

Evolução do índice Stoxx 60 no último mês

Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

“Na pré-abertura, os índices europeus ensaiavam sem grandes oscilações. Numa fase inicial, os investidores irão reagir aos resultados que foram publicados antes da abertura. Um dos setores em foco deverá ser o tecnológico, em virtude da publicação dos resultados da Apple”, afirmavam os analistas do BPI.

(notícia em atualizada às 8h30 com mais cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa cai pelo terceiro dia, BCP continua instável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião