5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Rita Atalaia
  • 2 Novembro 2016

Na Europa, há dados sobre o setor industrial. Nos EUA, a tão aguardada decisão sobre a política monetária da Fed. Mas, em Portugal, o foco está virado para Mário Centeno.

Desde a apresentação de resultados do Facebook e da gigante Alibaba, aos dados sobre o setor industrial da Zona Euro e mercado laboral norte-americano, passando pela decisão da Reserva Federal dos EUA sobre as taxas de juro, o dia será preenchido depois do feriado. O mercado petrolífero também deve entrar em cena depois de serem divulgadas as reservas de energia dos EUA. E em Portugal, a presença de Mário Centeno no Parlamento para continuar a explicar o Orçamento de Estado para 2017 estará em foco.

Centeno regressa ao Parlamento

Mário Centeno regressa ao Parlamento para continuar a explicar o Orçamento para 2017. O ministro das Finanças poderá ter de enfrentar duas polémicas. Uma delas é a dos salários dos gestores da Caixa Geral de Depósitos. Os vários partidos já deixaram claro que se não for o Tribunal Constitucional a obrigar os administradores a mostrarem os rendimentos, será o Parlamento a fazer isso. A outra é dos mapas do OE. Os deputados devem querer explicações sobre os mapas em falta no Orçamento para o próximo ano.

Como estás, Zona Euro?

A região da moeda única vai ser novamente posta em cheque. A Zona Euro vai divulgar os dados sobre o índice de gestores de compras para o setor industrial. Analistas consultados pela Bloomberg antecipam que o índice permaneça nos 53,3 pontos. Com esta leitura, os investidores esperam obter mais pistas sobre a saúde da economia da moeda única. Mas não só. Mais tarde, o mercado vai olhar para o mercado laboral dos EUA. Estes dados podem ajudar a perceber quais serão os próximos passos da Reserva Federal dos EUA.

Falando na Reserva Federal dos EUA…

O banco central dos EUA deve manter a política monetária até dezembro. Pelo menos é isso que o mercado espera. Por isso, a reunião que termina esta quarta-feira deverá servir apenas para perceber qual será a trajetória adotada pela Reserva Federal dos EUA. As pistas dadas pelos responsáveis não têm sido muito claras. Uns dizem que é melhor esperar para subir novamente as taxas de juro em dezembro, outros não excluem a hipótese de subir já. Em que é que ficamos?

Resultados. Agora é a vez do Facebook e da Alibaba

A época de resultados continua a influenciar a negociação dos mercados. Agora é a vez do Facebook e da Alibaba apresentarem resultados. Analistas consultados pela Bloomberg antecipam que a rede social liderada por Mark Zuckerberg tenha um lucro por ação de 0,974 dólares, um ligeiro aumento face ao obtido no trimestre anterior.

Mais um golpe para o petróleo

O mercado petrolífero tem sido muito penalizado nos últimos tempos. E a incerteza em torno de um possível acordo entre os países da OPEP para reduzir a produção não tem ajudado. O que pode também pressionar ainda mais serão as reservas de energia dos EUA, conhecidas esta tarde através do Departamento de Energia dos EUA. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, já tocou mínimos de um mês esta semana. Está abaixo dos 50 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião