Ações da EDP cedem com investigação da Concorrência

Bolsa nacional iniciou sessão condicionada por 16 cotadas. Entre as quedas estava a EDP, depois de a Autoridade da Concorrência ter avançado com uma investigação à elétrica liderada por António Mexia.

Seguindo em queda pela terceira sessão, o PSI-20, o principal índice português, perdia 0,77% até aos 4.589,12 pontos, pressionado por 16 das 18 cotadas que compõem o índice. Entre as principais quedas estava a EDP, cujas ações desvalorizavam cerca de 0,5% até 2,96 euros, depois de a Autoridade da Concorrência ter decidido avançar com uma investigação contra-ordenacional à EDP por considerar haver indícios de práticas restritivas da concorrência no mercado de serviços de sistema.

Entre os pesos-pesados, também a Galp e a Jerónimo Martins cediam em torno de 0,5%. No caso da petrolífera, a desvalorização das ações acompanha a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

Ações da EDP em queda nos últimos dias

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

“A abertura nacional deverá ser marcada pela deterioração da conjuntura externa”, antecipavam os analistas do BPI no Diário de Bolsa, ainda antes da abertura dos mercados. “A incerteza relativa à campanha presidencial americana deverá continuar a afetar os mercados europeus. Além do impacto direto, o reacender da incerteza no panorama político americano causa a debilidade do dólar e por consequência a valorização do euro”, reforçavam os analistas.

"A incerteza relativa à campanha presidencial americana deverá continuar a afetar os mercados europeus. Além do impacto direto, o reacender da incerteza no panorama político americano causa a debilidade do dólar e por consequência a valorização do euro.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

Ainda na praça lisboeta, nota para as ações do BCP, que voltam às quedas depois de ontem ter registado a primeira valorização desde que procedeu à fusão dos títulos. Caem 0,9% até 1,22 euros. Na próxima semana discute-se o futuro da instituição liderada por Nuno Amado: há relatório e contas a apresentar no dia 8 e, logo no dia a seguir, os acionistas reúnem-se em assembleia geral para abrir caminho à entrada do grupo chinês Fosun.

No plano europeu, as quedas eram mais acentuadas no arranque desta quarta-feira. As perdas nos índices de Frankfurt, Milão, Paris e Madrid superavam os 1% perante a relativa aversão ao risco que se observou também nos mercados asiáticos à medida que se aproximam as eleições presidenciais na maior economia do mundo.

(notícia em atualizada às 8h22 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações da EDP cedem com investigação da Concorrência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião