Viu uma mala que gosta no Instagram? Compre-a em três cliques

  • Marta Santos Silva
  • 6 Novembro 2016

A rede social vai passar a permitir fazer compras a partir da sua plataforma. Para já, está em testes. E com apenas algumas marcas nos EUA.

As compras online estão a mudar com o resto da internet à medida que a transição do computador para os dispositivos móveis se consolida. E o Instagram, a mais popular aplicação de partilha de fotografias, não quer ficar de fora. Agora, a rede social vai começar a permitir saber mais sobre produtos — e agilizar a compra — dentro da própria aplicação móvel.

Vê uma mala de que gosta numa fotografia publicada por uma marca. Em vez de ter de ir ao site da marca tentar perceber mais sobre a qualidade e o preço do produto, agora vai poder fazer esses passos dentro Instagram, tendo apenas que sair da aplicação familiar para realizar a compra final no site da marca.

É uma experiência inovadora que o Instagram vai começar por lançar nos Estados Unidos, com 20 marcas parceiras que incluem a Levi’s, a Michael Kors e a Hollister.

Na publicação de blogue em que explica o projeto, a empresa demonstra que se está a basear em estudos sobre o comportamento de compra dos seus utilizadores, que mostraram que “84% dos utilizadores de smartphone nos Estados Unidos pesquisam ou comparar produtos através de aplicações ou dos navegadores móveis”.

O programa, pelo menos nesta fase inicial de testes, vai funcionar assim: um utilizador vê uma publicação de uma marca que segue e interessa-se por um produto. Com um clique na fotografia, como se faz agora para ver quais as pessoas identificadas na foto, aparecem etiquetas que esclarecem quais os produtos à venda e os seus preços. Clicar na etiqueta leva o utilizador a uma página de informação sobre o próprio produto, ainda dentro do Instagram, a partir da qual pode navegar para o site da marca para finalizar a compra.

O Instagram não vai ficar com parte dos lucros das vendas — antes, a rentabilização desta funcionalidade vai basear-se no incentivo às marcas para que paguem para mostrar as suas fotografias a utilizadores que não as sigam já.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viu uma mala que gosta no Instagram? Compre-a em três cliques

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião