Carlos Costa: “Tempo vai dizer que BCE foi corajoso”

Governador do Banco de Portugal defende política seguida por Mario Draghi, apesar de críticas à atuação do BCE.

Perante as críticas em relação à atuação do Banco Central Europeu (BCE), Carlos Costa, governador do Banco de Portugal e membro do Conselho de Governadores da autoridade monetária do euro, considerou que a história vai dar razão à instituição e que a política monetária implementada nos últimos anos foi a mais correta e corajosa para responder à crise.

“Penso que a história vai demonstrar que a política monetária seguida pelo BCE estava correta e foi corajosa”, referiu Carlos Costa num discurso realizado na Universidade de Évora, citado pela Bloomberg. “A política monetária fez o que foi necessário para evitar a deterioração da situação económica na Europa”, reforçou o responsável.

"Penso que a história vai demonstrar que a política monetária seguida pelo BCE estava correta e foi corajosa.”

Carlos Costa

Governador do Banco de Portugal

Além de ter atirado os juros para perto de 0%, que veio arruinar o negócio core dos bancos comerciais — empréstimos e depósitos –, Mario Draghi arrancou com uma investida forte nos mercados obrigacionistas para alavancar a economia e a inflação na região da moeda única, acabada de sair de uma crise que levou vários países a pedir ajuda financeira.

São mais de três biliões de euros em títulos de governos e empresas detidos atualmente pelo banco central. Um valor que deverá aumentar nos próximos meses, na medida em que programa de compra de ativos no setor público (PSPP, na sigla inglesa) terminar em março do próximo ano.

Para Costa, agora é tempo de outras políticas avançarem para confirmar a retoma. “A recuperação da economia envolve naturalmente outras políticas, nomeadamente políticas orçamentais e outras políticas económicas”, declarou ainda.

São várias, no entanto, as críticas lançadas à atuação de Mario Draghi. Recentemente, o Deutsche Bank perguntou se o italiano teria passado para o “lado negro da Força”, numa clara alusão ao filme Star Wars.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Costa: “Tempo vai dizer que BCE foi corajoso”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião