Grupo EDP inverte. PSI-20 contraria Europa

  • Ana Luísa Alves
  • 14 Novembro 2016

Embora tenha aberto a sessão desta segunda-feira a subir, o PSI-20 acabou por passar para o vermelho. Está a contrariar as praças do Velho Continente.

O PSI-20 começou a semana bem, mas foi sol de pouca dura. A bolsa de Lisboa seguiu as pares no arranque do dia, valorizando, mas acabou por passar para terreno negativo. Regista agora um recuo de 0,31% para os 4.362,99 pontos, pressionada pela queda dos títulos do setor energético. O Grupo EDP pesa no índice.

A penalizar a bolsa está o setor energético, o mesmo que estava a dar gás ao mercado português durante a parte inicial da sessão, mas agora está em queda: a EDP cai 1,05% para os 2,64 euros, assim com a EDP Renováveis cai 0,39% para os 5,80 euros. Esta descida reflete o regresso dos receios dos investidores com o negócio eólico agora que Donald Trump foi eleito presidente dos EUA.

A Galp Energia também inverteu a tendência verificada na abertura da bolsa esta segunda-feira. Regista agora uma desvalorização de 0,56% para os 11,48 euros, acompanhando a evolução dos preços do petróleo. O Brent seguia a perder 1,12% para os 44,25 dólares o barril.

Na banca a tendência é semelhante: o BCP cai 0,61% para os 1,23 euros. A justificar esta queda está a subida das taxas de juro para máximos de 10 meses, acompanhando a tendência registadas nos restante países do euro, e espelhando a tensão nos mercados da dívida como resultado das presidenciais norte-americanas, que vão levar Donald Trump à Casa Branca.

O panorama das pares europeias manteve-se, no entanto, como no início da sessão, em terreno positivo. O Stoxx 600 sobe 0,32% para os 338,58 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo EDP inverte. PSI-20 contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião