Férias afundam negociação intradiária em Lisboa

Quebra de 40% do volume negociado num mesmo dia é explicada pelo período de férias dos portugueses.

O valor total negociado em day-trading — compra e venda de títulos no mesmo dia — na Euronext Lisbon baixou 39,3% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, com os investidores de férias.

O período de análise coincide com a temporada habitual de férias dos portugueses, o que ajuda a explicar esta quebra tão acentuado do volume negociado numa mesma sessão. Tanto mais porque quase 87,6% do valor da negociação em day-trading foi efetuado por investidores não institucionais e porque 86,9% do valor foi realizado por residentes, números que evidenciam a forte expressão de investidores portugueses individuais na bolsa.

De acordo com os dados da CMVM, as ordens de compra e venda de títulos imobiliários (ações, obrigações e outros produtos mais complexos) através da internet corresponderam a 80,9% do total do day-trading, enquanto 3,2% do valor foi realizado por outros meios eletrónicos e 15,9% por outros canais.

As estatísticas mostram ainda uma forte concentração do mercado de day-trading: os três intermediários financeiros com maior quota de mercado foram responsáveis por 61,3% do valor de day-trading entre julho e setembro, um valor superior ao registado no trimestre anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Férias afundam negociação intradiária em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião