5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A Comissão Europeia deverá aprovar o Orçamento do Estado e vai decidir sobre o congelamento ou não dos fundos europeus a Portugal. E isto no dia em que o IGCP termina o ano em leilões de curto-prazo.

Há uma semana, o comissário europeu Pierre Moscovici já tinha deixado indicações positivas quanto ao aval de Bruxelas à proposta de Orçamento do Estado de Portugal para 2017. Não se esperam grandes alterações ao sentimento europeu em relação ao documento português. Mas há mais pontos de interesse nos mercados: IGCP fecha o ano em leilões de curto prazo, a Pharol mantém-se sob pressão em Lisboa e a Agência Internacional de Energia apresenta o seu outlook para o mercado energético.

Ok europeu ao Orçamento?

A Comissão Europeia dita a sua sentença em relação ao Orçamento do Estado para 2017 que o Governo português apresentou há cerca de um mês. Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos, deixou há uma semana indicações positivas quanto ao aval de Bruxelas. Ao mesmo tempo, a Comissão decide sobre o congelamento ou não dos fundos europeus a Portugal, depois de o défice nacional ter ficado acima do limite exigido por Bruxelas. Segundo o Expresso avançava ontem, a suspensão dos fundos comunitários em 2017 não vai acontecer.

IGCP fecha ano

O Tesouro português realiza dois leilões de Bilhetes do Tesouro a seis meses e a 12 meses, com o objetivo de levantar até 1.500 milhões de euros. Será a última emissão de dívida de curto prazo deste ano. E acontece num momento em que os mercados de dívida surgem perturbados com a eleição de Donald Trump.

Um Pharol sem luz

As ações da Pharol, antiga PT SGPS, continua às turras na bolsa. Há dois fundos abutre que estão interessados na brasileira Oi, onde a empresa portuguesa detém uma posição de 22%. A cair há sete sessões, a Pharol já perdeu um quarto do seu valor. O que acontece a seguir?

A energia em 2017

A Agência Internacional de Energia (AIE) realiza o lançamento do World Energy Outlook 2016, um documento importante para conhecermos como vai evoluir a oferta e procura no mercado energético em 2017. Isto quer dizer, como vão evoluir os preços da energia, mais concretamente do gás natural e petróleo. E OPEP estará de olho.

Indicadores para todos nos EUA

Pedidos de hipoteca. Preços ao produtor. Produção industrial. Preços do imobiliário. Uma data de indicadores económicos vão ser apresentados esta quarta-feira nos EUA, quando passa justamente uma semana da eleição surpreendente de Donald Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião