E por falar em Empreendedorismo. Gostava de saber mais sobre a SiGAme?

  • ECO + Santander Totta
  • 18 Novembro 2016

O Banco Santander Totta apoia o Poliempreende - Projetos de Vocação Empresarial, sendo o patrocinador do primeiro prémio.

Bruno Matias, licenciado em Engenharia Informática, terminou o Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, do IPCB, onde desenvolveu uma aplicação para gestão de administração de medicação para lares de idosos.

Apelidada de SiGAme (Sistema de Gestão de Administração de Medicação) a ferramenta ajuda os enfermeiros no controlo da gestão da administração da medicação. A aplicação foi criada no âmbito do Mestrado e surge com base no levantamento das necessidades destas instituições.

Segundo o aluno, “em pequenas organizações de saúde o conceito de sistemas de apoio à decisão, e de software colaborativo, não são premissas consideradas por parte dos respetivos gestores. Algumas vezes por desconhecimento, outras por escassez de variedade de escolha e outas ainda pelos elevados custos de aquisição, não suportáveis por estas organizações de pequena dimensão.”

Esta aplicação tem-se mostrado inovadora no ramo, pois o controlo da administração da medicação é relevante na atividade de uma instituição de apoio ao idoso, seja por questões de minimização de erros de administração de medicamentos aos utentes, seja por questões de eficiência no acesso à informação de forma atualizada e centralizada.

“O objetivo era desenvolver uma aplicação que permitisse o registo da administração de medicação, em lares de idosos utilizando ferramentas de licenciamento livre, de forma a minimizar ainda mais os custos.

Com este trabalho conseguiu-se dar início ao preenchimento de uma lacuna existente no que respeita a software colaborativo no âmbito da enfermagem, mais precisamente no apoio à enfermagem de lares de terceira idade, centros de cuidados geriátricos, casas de saúde, centros de dias, etc.”

De acordo com os resultados obtidos, a utilização desta aplicação nas instituições revelou-se uma mais-valia no apoio ao trabalho de enfermagem por proporcionar uma melhoria nos processos organizacionais, ao realizar o registo eletrónico. A centralização da informação torna o processo mais eficiente para a equipa e é ainda eliminado o processo em papel, o que por sua vez representa uma melhoria da eficiência ambiental e também uma poupança para a instituição.

A aplicação pode ainda ser usada em dispositivos móveis, dentro ou fora da instituição. O que permite dar apoio às equipas de apoio domiciliário, sendo o registo efetuado no ato da visita. No âmbito de desenvolvimentos futuros deste projeto, estão previstas novas funcionalidades sugeridas pelos intervenientes.

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