Certificados captam valor mais baixo em quase um ano

Os certificados continuam a atrair milhões de euros todos os meses. Mas o valor captado em outubro foi o mais baixo em quase um ano, cifrando-se em 234 milhões de euros.

Os certificados captaram o valor mais baixo em quase um ano. Entraram, em termos líquidos, 234 milhões de euros durante o mês de outubro, com os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) a serem responsáveis, mais uma vez, pela quase totalidade do valor captado pelo Estado através dos particulares.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, em outubro registou-se um saldo positivo entre novas subscrições e resgates de nove milhões de euros no caso dos certificados de aforro. Ao mesmo tempo, nos CTPM entraram 225 milhões de euros. No total, o saldo foi de 234 milhões de euros, menos 7,8% que em setembro. É preciso recuar a novembro para encontrar um valor tão baixo.

A quebra no investimento das famílias em certificados já se tinha registado em setembro, face a agosto. O saldo baixou de 339 para 254 milhões, recuando novamente em outubro, revela o Boletim Estatístico do Banco de Portugal. Esta travagem não impede, contudo, que o saldo no ano esteja a ser bastante expressivo.

No acumulado de 2016, através de certificados de aforro já foram captados 169 milhões de euros. Através do CTPM, o montante global captado junto das famílias ascende a 2.791 milhões de euros. O saldo global já vai em 2.960 milhões de euros através dos certificados, mas é preciso somar o valor captado através das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

O Estado captou 750 milhões de euros na primeira operação, tendo alcançado 1.200 milhões na segunda emissão. Está a decorrer uma terceira emissão destes títulos que pagam um juro de 2% ao ano, durante cinco ano. Perante a forte procura, o Estado decidiu triplicar a oferta para 1.500 milhões de euros. O período de subscrição termina dia 25 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados captam valor mais baixo em quase um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião